sexta-feira, 5 de dezembro de 2008


Múltiplos assuntos - Uma análise.

O Projeto interdisciplinar deste segundo semestre sob a minha perspectiva:

Na parte teórica, mostramos que evoluímos muito em comparativo com o semestre passado. Desenvolvemos muitíssimo bem os argumentos e conversação entre autores. A pesquisa foi mais ágil e a montagem da pesquisa em ABNT fluiu facilmente. Devido a atrasos com prazos de alguns membros do grupo não conseguimos acelerar esta etapa como gostaríamos, mas ela, enfim foi bem executada e tiramos nota máxima em sua concepção.

Na questão do conceito, senti muito mais valor social do que no semestre passado no qual abordamos o tema correlato a Tipografia. Neste, discutimos degradação ambiental deteriorada pela produção caótica e consumismo exacerbado. Tal abordagem me deixa bastante animado com meu papel de designer com responsabilidade sócio-ambiental.

Porém, em vista da falta que alguns membros tiveram com o grupo em relação à ajuda efetiva, 3 computadores com problemas e arquivos perdidos, a falta de otimização do nosso tempo e a falta de experiência para dividir tarefas concomitantes entre os membros, o resultado final saiu aquém do esperado. Muita coisa precisa (e vai) ser melhorada na animação nas próximas semanas, com o intuito de ter um ótimo produto no porta-fólio e para realizar uma postagem em um blog de alto status o qual fomos convidados (o Rapha vai falar mais sobre isso).

Apesar do resultado final não sair como eu desejaria, a apresentação para a banca de jurados foi ótima! Soubemos defender bem o nosso trabalho, respondendo muito bem as questões postas pelos jurados e inclusive, nos entendemos bem entre nós dando espaço para quem tivesse algo concreto para falar, que falasse. Apesar de termos realizado uma ótima apresentação, ela não foi pré arquitetada com eficiência e não ouve ensaios, justamente pela otimização precária do tempo.
E em relação a nota, por meio ponto não atingimos nota máxima.

Sobre a minha auto-avaliação ajudei em todas as etapas seja coordenando, seja atuando e, como sempre, faço questão de verificar cada atuação de cada membro do grupo e aprender com eles ou ajudá-los.

Nosso Grupo não possui um líder em si. No primeiro semestre eu acabei por tomar essa posição provavelmente por ter mais conhecimento dos softwares e técnicas que acabamos por utilizar. Neste segundo semestre Lucas e Rapha haviam realizado curso extra de software nas férias e agradeço muito por terem dividido, inconscientemente, esta posição de tocar o grupo em frente.

Não que eu não goste ou me ache incapaz de levar um grupo como líder, aliás, tenho como objetivo um dia ser Diretor de Arte, mas agora, na universidade, me da muito prazer trabalhar com duas pessoas tão competentes e entusiasmadas que não ficam apenas esperando e esperando ordens. Não! Agora, na universidade, tenho a pretensão de ter uma ampla experiência em um bom trabalho em grupo, com membros ativos e proativos. Quero me desenvolver como equipe para ai sim entender como comandar uma.

O que aprendi de mais relevante foi não deixar algumas coisas nas mãos de quem não tem vontade ou preocupação em fazer. Algumas pessoas devem ser como empregados mesmo, sendo realmente difícil considerar como membro de uma equipe interdependente. Falta de responsabilidade vou ver pela minha vida toda, estou ciente disto, e inclusive tenho certa gratidão a essas pessoas hoje, afinal, elas me prepararam melhor para o futuro. Então ao dar o prazo para alguém, se ele não faz ou faz com muita má vontade, simplesmente tire a tarefa da mesma e dê outra menos relevante... Não adianta prolongar prazos.

Para o Gui, que se superou também no uso do flash colocando um tanto mais de esforço, fez rotoscopias fantásticas e principalmente contribuiu com ótimas idéias! (as discussões com ele para encontrar o foco da nossa abordagem conceitual foram bem alimentadas por suas idéias)

Caio mandou muito bem nos 3D mas poderia ter dado mais sangue e ter organizado melhor seus arquivos pra viagem (:P)... o grupo teria de ter melhorado a técnica para incluir os 3D na animação em si para chegarmos a um resultado realmente satisfatório.

Para finalizar, o blog não foi tão bem aproveitado como deveria. Poderíamos ter realizado mais postagens, nada muito relevante, pois postamos as exigências da disciplina porém, alguns posts a mais dariam mais vida ao blog.

Logo vou postar o resultado final do interdisciplinar. Uma animação de 60 segundos para web e uma animação de 30 segundos para celular. Apenas vou aguardar os outros membros criarem seus posts, e assim, finalizar o blog com as duas animações em grande visibilidade.

Abraços a todos e boas festas de fim de ano :)

Nenhum comentário: