sexta-feira, 5 de dezembro de 2008


Interdisciplinar Barbara Kruger por Gui

Este semestre nosso objeto de estudo foi a obra da fotógrafa Barbara Kruger. As faces do seu trabalho nos conquistou e nos motivou apaixonamos pela realização deste inter.

Avalio o trabalho do grupo como bom, uma vez que pequenos detalhes interviram e não possibilitaram que os vídeos fossem materializados conforme imaginávamos. Creio que ingenuidade talvez em querer mostrar uma grandiosidade, atitude essa que nos cegou perante a facilidade de comunicar que a simplicidade possui. Por outro lado, somente com essa audácia em sair do lugar comum é que se consegue novidades e frescores em nossos campos de atuação. Um exemplo prático disso foi a técnica criada pelo grupo de simular cellshading (textura tridimensional em animação bidimensional) e no uso da rotoscopia, técnica essa que foge do vício autômato de softwares com ferramentas tween e similares - tudo nela é feito quadro a quadro. Infelizmente isso leva tempo e tempo é escasso em interdisciplinares. Ressalvo que minha paixão pelo roteiro e por toda a simbologia que foi passada nos vídeos me deixa um pouco receoso em citar seus defeitos, pois filhos nunca possuem defeitos, mas como futuro profissional sou sincero o bastante para dizer que pecamos pelo excesso.

Quanto as peças editorias, creio que ficaram muito bonitas e completas e formaram o cartão de visita perfeito para que nossa animação fosse bem recebida. Seus detalhes foram revistos diversas vezes para que Kruger estivesse em cada linha de diagramação e para que nossas idéias fossem bem espostas e facilmente entendidas.

A apresentação oral para a banca foi totalmente espontânea, sem treinamentos ou ensaios, o que, ao meu ver, mostrou claramente ao júri que dominávamos o assunto, lembrando até momentos protagonizados por mim e por Raphael, agindo como advogados realmente decididos a vender o produto e toda sua bagagem anexa.

Destacando agora, minha parte no todo, fico feliz em poder ter feito parte de grandes avanços do grupo e ter ajudado, na medida do possível, todos os integrantes de maneira sólida, sem a necessidade de citar todos os passos, uma vez que os integrantes sabem do esforço de cada um.

Sobre o blog, aprecio a possibilidade de ter trabalhado com uma ferramenta auxiliar de fácil acesso e comunicação, onde os demais estudantes e o público comum puderam acompanhar passo-a-passo nossas tarefas. Infelizmente o próprio projeto nos tomou tanto tempo que não tivemos horários para divulgar com mais detalhes seu andamento.

Por fim, acredito que o interdisciplinar é uma oportnidade única de vivenciar esse cotidiano de criação intensa e em grupo, assim como viveremos nosso mercado futuramente. Aprendi muito este semestre nessa atividade, a cercear minha criatividade e minhas idéias, o brainstorm em grupo, a utilização de softwares e o uso deles para a criação de técnicas seqûenciais, levando em conta também toda a técnica fotográfica, em especial da própria Barbara Kruger, isso entre outras particularidades que estudamos para a complementação e detalhamento do projeto. Eu particularmente tive muitas horas práticas em rotoscopia!

Parabenizo o grupo pela complexidade com que conseguimos elevar nossa animação, mesmo que não perfeita em sua finalização. São percaussos que serão ultrapassados e que deixaram apenas suas lições.
Ressalvo aqui que, para quem não viu, espero que aprecie nossos vídeos e tentem assimilar ao máximo, vejam e revejam, e compartilhem conosco um pouco do que vivenciamos e das informações pertinentes sobre o nosso mundo que trazemos a todos. Agora na versão 2.0 !

Um abraço a todos e até semestre que vem!

Nenhum comentário: